fbpx

POST BLOG

Pedi demissão sem ter outro plano e agora? #DesignerEmApuros

Todos nós sabemos que ter um bom emprego com um bom salário é o que nos garante uma estabilidade, poderia dizer que até uma paz interior. Então, porquê pedir demissão?

Existem vários fatores para um funcionário se desligar da empresa, desde por falta de capacitação profissional, ideais diferentes entre empregado e empresa, até um assédio moral ou físico. Como por exemplo, um dado de 2018, de acordo com o G1, cerca de 2,2 milhões de brasileiros pedem demissão de forma espontânea.

Tá, mas e agora? O que eu faço?

Independente do motivo que você teve para pedir demissão e chutar o pau da barraca, você terá que pensar no seu futuro profissional e econômico a partir de agora.

Eventualmente, se você não fez uma reserva de emergência para te ajudar nesse momento, o qual chamo de o “Renascer da Fênix”. Então, agora mais do que nunca você precisará dessas dicas!

Victory GIF - Find on GIFER
GIF – Chandler de FRIENDS

1. Se faça essas perguntas-rumo

  • Quero continuar nessa área que estou há anos?
  • Tenho alma de empreendedor ou empreendedora? Ou prefiro trabalhar como CLT?
  • Tenho a qualificação necessária para retornar ao mercado?

Após se questionar sobre isso, você conseguirá seguir as próximas dicas. Então, já anote as suas respostas num papelzinho, a fim de não se perder!

2. Percorrendo o caminho de volta ao mercado

Certo, depois de responder a primeira pergunta, você já tem uma direção para começar a seguir. Vou direcionar à área de Design Gráfico, porém se você escolheu seguir outra área diferente, pode continuar aqui por que essas dicas vão te ajudar também!

A segunda pergunta, nos leva a decidir o que queremos ser ou ter daqui a 5 a 10 anos. Principalmente, porque empreender não é algo fácil, mas também, não é impossível. Bem como trilhar uma carreira profissional no regime CLT.

Quero ser empreendedor, o que fazer? Agora você irá procurar tudo o que precisa saber sobre ser empreendedor na área que escolheu. Se for na área de design gráfico, vem aqui nesse post que te conto tudinho!

Quero continuar sendo CLT, o que fazer? Esta é a hora de rever seu currículo, isso mesmo o papel, as informações que você colocou ali.

  • Avalie se suas competências profissionais estão boas para o momento atual do mercado de trabalho.
  • Confira seus dados, cursos e informações complementares que faltaram atualizar nos últimos tempos.
  • Se você é designer, veja se não é interessante deixar o currículo um pouco mais com sua cara, tente dar um toque de criatividade.

As respostas da segunda pergunta já nos leva as respostas da terceira. Se quer empreender terá que procurar cursos sobre gestão, como conseguir clientes e descobrir como competir com outros empreendedores. Agora se você escolheu ter a carteira assinada, não será diferente! Manter-se atualizado no mercado de trabalho, com cursos complementares, de idioma ou mesmo de especialização é um fator essencial para conseguir outro emprego.

3. A hora do vamos ver!

Decisão tomada! Agora é a hora de botar a mão na massa e começar. Os empreendedores, vão procurar cursos e começar a captar clientes, abaixo recomendo algumas plataformas de cursos interessantes:

Aos meus queridos CLTs, corram para entregar currículo, fiquem atentos e conscientes enviem e-mails com o CV em formato PDF, abaixo deixo alguns sites que você pode encontrar vagas de emprego:

Dica bônus para você CLT!

Se você gosta muito de uma empresa X, seja nos ideais, produtos ou serviços que ela oferece, mande o seu currículo para o RH. Porém, não mande somente uma vez e desista, siga mandando e se atualizando com cursos profissionalizantes sempre que puder! Isto é trabalhar em uma empresa que você goste, além de ser prazeroso pode te trazer uma satisfação profissional maravilhosa!

Sobre as minhas demissões

Em meados de 2019, após chegar da Argentina, consegui um emprego em uma empresa com foco em venda de ingressos para Parques de Diversões. Foi muito divertido sim, me desenvolvi bastante lá, e tive um chefe que me abriu o olhar para outros horizontes, como o empreendedorismo. Porém, vi que não era meu lugar ali, iria crescer sim, mas não da forma que gostaria.

Então, voltando de uma viagem que fiz durante uma folga, enviei um e-mail pedindo a minha demissão, não fiz acordo porque não achava justo com a empresa, eu quem quis sair de lá, então paguei todos os meus deveres e obrigações com ela.

E desde então, estou mais feliz que nunca! Escolhi o caminho do empreendimento e não me arrependo.

Picture of Rose Yshii

Rose Yshii

Precisa de ajuda?