Essa última quinta-feira (10/09/2020), a NFL voltou com a temporada regular, com um jogaço entre Kansas City Chiefs e Houston Texans. Claro, não podíamos esperar menos que a vitória do grande Campeão do Super Bowl LIV.
E para comemorar o retorno desse grande esporte, reunimos alguns conceitos de publicidade e marketing, juntamente com valores e comerciais da última temporada de NFL.
O Super Bowl
A National Football League, a mais famosa e principal liga de futebol americano dos Estados Unidos, tem como a final de seu campeonato o chamado: Super Bowl.
O Super Bowl se tornou o evento esportivo mais assistido dos Estados Unidos, e ainda vem crescendo em outros países como no Brasil. Por conta disso, é óbvio que apresenta a publicidade mais cara da televisão mundial.
O que é Mídia Kit?
Mídia Kit é um termo de Marketing e Publicidade, no qual remete à um documento com dados sobre o público, números das mídias sociais, alcance de pessoas, parcerias anteriores e entre outros. Ou seja, o mídia kit é um documento necessário principalmente para Influencers, Blogs ou veículo de comunicação que desejam vender/oferecer algum espaço publicitário.
Logo conseguimos imaginar o alcance de canais que transmitem a NFL. Para termos uma noção, no último Super Bowl, tivemos um pouco mais de 110 milhões de telespectadores.
Os 30 segundos mais caros de todos os tempos
Começamos com este que custou cerca de U$ 6 milhões de dólares, aproximadamente R$25,5 milhões de reais. E o que motivou o empresário David Macneil, CEO de uma fabricante de peças para carros, pagar isso tudo em um comercial do Super Bowl 2020?
Scout, seu cachorro que recebeu o diagnóstico de um câncer no coração, no início foi sugerido a sacrificação do animal. Porém, David encontrou um tratamento alternativo na Universidade de Wisconsin. E como agradecimento e uma forma de apoiar o departamento de veterinária, criou o comercial para arrecadar doações. Confira o comercial abaixo e conheça Scout, o cachorro sortudo!
E aí o que achou? Eu com toda certeza faria o mesmo! Vamos seguir com mais alguns outros comerciais que custaram na faixa de U$ 5,5 milhões de dólares.
Heinz – Com uma pegada Stranger Things trazendo como foco o ketchup, confira!
Snickers – Neste os personagens ao início mostram alguns dos problemas que o mundo tem, com uma pegada cômica. E ao final mostram uma possível solução: Maybe the world just needs a Snickers.
Google – Criou esse comercial nos envolvendo emocionalmente com um senhor que utiliza o Google Assistent para se lembrar da esposa que já morreu. Esse me emocionou, confira!
Microsoft – Traz a história da primeira treinadora mulher de um time na NFL, Katie Sowers uma treinadora do São Francisco 49ers, confira o comercial.
Cheetos – Usando um fator que é comer Cheetos e sujar as mãos, traz esse comercial cômico, que nos faz lembrar até do comercial da OLX com o Compadre Washington.
Pringles – Esse não tem nem o que falar, uniram pringles e Rick and Morty. Bom só aproveitem o comercial!
Porsche – Traz um roubo de um dos carros que estavam no Museu do Porsche, seguido de uma perseguição com os seguranças do museu, usando uns 10 modelos da marca alemã. Confira o final desse comercial.
Conclusão
Esse é o poder do futebol americano, marketing e publicidade. E isso é NFL, baby!
A temporada regular já começou e agora é só curtir o Sunday Night Football da semana 2 e aproveitem os maravilhosos comentaristas da ESPN Brasil.
E se você quiser saber mais sobre como medir ou reunir os dados para um Mídia Kit, entre em contato comigo por aqui.