fbpx

POST BLOG

3 dicas para começar a empreender com Design Gráfico

Se seu sonho, assim como o meu, é viajar esse mundão sem se preocupar com seu trabalho fixo, chefe e horários. Então, seja bem-vindo à vida de empreendedor, trago aqui mais algumas dicas iniciais de como empreender com Design Gráfico.

Antes de tudo, vou contar um pouco sobre minha experiência com design. Após terminar o Ensino Médio, lá por volta de 2015/2016, comecei a trabalhar para a Editora Ênfase, lá tive meu primeiro contato com Web Design e Design Gráfico em si, ajudava desde a criação da Revista até em algumas artes para Redes Sociais, sem contar a criação de sites. Comecei a me interessar e fazer alguns freelas por fora. E é aí que entramos na primeira dica desse post!

Scared Sponge Bob GIF by SpongeBob SquarePants - Find & Share on GIPHY
GIF – Bob Eponja

1. Monte o seu portfólio, bb

Quando começamos como freela, na maioria das vezes não temos nada, nadica nem uma imagenzinha boa para mostrar. Então, nos preguntamos como vamos conquistar o cliente, mostrar que vale a pena nos contratar?

E eu te respondo, meu caro: É sentando a bundinha na cadeira e criando, colocando os seus mais preciosos conhecimentos nessas artes! Para montar o seu mais belo e charmoso portfólio.

Mas talvez não seria melhor criar e montar seu portfólio, e de quebra “talvez” ganhar um dinheiro?

Season 3 Yes GIF by Friends - Find & Share on GIPHY
GIF – Joey de FRIENDS

Então, começa por aqui nesses links de jobs freela. Porém, fique atento, esses sites são bons para criar um portfólio, talvez captar algum cliente para jobs do futuro, mas é só isso mesmo, você não irá conseguir crescer muito.

Isto é, estes sites são de disputa, ou seja você cria uma arte de acordo com um briefing do cliente, e posteriormente, o cliente irá avaliar sua arte e de mais outros designers da plataforma, para então escolher um ganhador que irá levar o pagamento.

Portanto, se você quer tentar ganhar um extra, além de criar a experiência de ter um contato com clientes e saber ler um briefing, enquanto monta seu portfólio, clica nesses links:

2. Conheça alguns sites de freela mais sérios

Agora que você conseguiu montar seu portfólio, temos que levar essa conversa à outro patamar. Você irá conhecer alguns sites mais sérios, ou seja, sites que você poderá expor seu portfólio e no máximo usar um pouco do seu tempo para enviar propostas textuais. E não mais, investir seu tempo em artes que podem ou não trazer um retorno financeiro. Mas vale lembrar que na maioria delas o valor do serviço poder cair bastante, irei marcar quais delas ainda possui uma certa disputa.

Alguns desses sites são em inglês e você poderá ter os seus queridos clientes ao redor do mundo. Para mim, isso significa dólares!

jordan belfort gif | Tumblr
GIF – The Wolf of Wall Street

Seguem os sites para investir um tempo, enviando propostas e montando ali o seu portfólio:

Eu utilizo até hoje esses sites, tanto para oferecer meus serviços como para contratar freelancers e até parceiros para fazerem parte da equipe Dualocito, aliás se você é freela e quer tentar uma parceria conosco, entre em contato aqui.

Você deve estar se perguntando: tá bom, já to aqui com meu portfólio montado, com alguns jobs das plataformas, mas ainda não tenho retorno o suficiente, o que ta acontecendo?

E é agora que vamos para a última e principal dica.

3. Invista em você e se especialize

Não tem como fugir dos estudos, ou você se considera um nerd ou você vira um.

Excerpt: The BIGGER Book of Apps | Your Nerdy Best Friend
GIF – Pitch Perfect

Se especialize em alguma área de Design, naquilo que você é realmente bom! Faça cursos e mais cursos, leia blogs e veja videos na internet, pesquise e pesquise, treine e treine. Qualquer área que você goste, desde criar logotipos até desenvolver UX para apps.

Porque pessoas especializadas em algo, agregam valor. Isto é, todo esse conhecimento e aprendizado atualizado que você terá de alguma área, será recompensado em valor financeiro. Sim meus queridos, bufunfa, din din, cascalho!

Além disso, você irá criar uma carteira de clientes fiéis que irão te recomendar para outras pessoas. E isso fará com que você não precise mais mendigar nas plataformas que passei acima. Então, lembre-se sempre conhecimento é a chave.

4. BÔNUS: Invista em sua empresa

Se você já estiver indo bem, conseguindo alguns clientes, além de investir em si mesmo com cursos, invista na sua empresa. Acredite, compre equipamentos, dê um upgrade no pc, compre banco de imagens, packs de artes.

Isso tudo para agilizar seus processos, pois tempo é dinheiro! E sim, se você consegue administrar melhor seu tempo, sobra para curtir com a família e amigos, ou para conseguir mais clientes.

Afinal, isso é começar a empreender no design gráfico! E estou nessa com vocês, compartilhando essa experiência incrível!

Se você está empreendendo em algo, seja em design ou qualquer outra área me manda uma mensagem contando sua história, quero conhecer seu business!

Brooklyn Nine Nine Amy Santiago GIF - BrooklynNineNine AmySantiago ...
GIF – Amy Santiago de Brooklyn 99

Picture of Rose Yshii

Rose Yshii

Precisa de ajuda?